Quantcast
Channel: Moda Masculina, Beleza e Lifestyle - Senhor do Século
Viewing all articles
Browse latest Browse all 690

Cinema e Sociedade: Filmes sobre o bullying e suas consequências

$
0
0

Assunto sempre em pauta nas discussões de pais, educadores e outros profissionais da área de educação o bullyingé uma ação muito presente em nossas escolas e instituições de ensino, muitas vezes maquiado por "brincadeiras", apelidos e tratamentos que não são nem percebidos pelos adultos e muito menos pelos pais.

Segundo consta no site Brasil Escola "bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder".

Tendo em vista a importância da exposição do tema bullying frente a sociedade, diretores, produtores e estúdios de cinema têm investido em enredos e histórias que retratam esse problema social transformando-os em filmes. Desta maneira esse post possui alguns exemplares destes títulos no qual você pode se informar e entreter com belas atuações e desenrolares surpreendentes.

 Silêncio Rompido (2012)



Irei começar citando um dos filmes mais fraco dentre os selecionados, no caso, trata-se do longa "Silêncio Rompido" que não possui em seu elenco nomes conhecidos e nem um diretor de destaque, no entanto para conhecimento e busca de referências sobre o tema é uma boa pedida.

O filme conta a saga de uma mãe que tenta descobrir os motivos que levaram sua única filha a cometer suicídio, investigando e adentrando ao mundo da escola e da juventude ela acaba por descobrir que sua filha estava sendo assediada e humilhada quando uma foto íntima da mesma foi repassada por todo o colégio.

A história do filme é interessante, misteriosa e muitos fatos nos é revelados conforme a mãe descobre pelo que a filha passou, o final é de surpreender o espectador. As atuações são aceitavéis, o enredo é bom, a direção é bem comum não trazendo nada de comovente ou chocante -  é como se fosse um relato investigativo  - a fotografia também não traz novidades, por isso daria um bom filme para aquela tarde chuva ou de preguiça de um domingo, no mais não espere grandes coisas deste longa.


O que mais impressiona durante o desenvolvimento é que as autoridades protegerem os envolvidos, a frieza, o manter as aparências acima de tudo, o segredo e principalmente a falsidade e a manipulação que as pessoas fazem se justificando atráves da defesa das pessoas que julgam amar e a manutenção do próprio ego.

Cyberbully (2011)

 

 

Dentre as produções que aqui listei, este, deve ser o mais "lugar-comum". O filme em questão foi uma produção do canal pago ABCFamily e possui todos aqueles ingredientes previsíveis do estilo do canal: uma história genérica, mistério, elenco bonito com rostos conhecidos pelo grande público e uma trilha sonora melódica com bastante POP e doses cavalares de falta de amor-próprio.

O elenco conta com atuações de Emily Osment (Hanna Montana), Kay Panabaker (Fame), Kelly Rowan (The O.C) e Meaghan Rath (Being Human) e seus trabalhos no longa foram bem medianos e sem maiores destaques.

O enredo é bem fraquinho: logo depois de ganhar um notebook de sua mãe Taylor (Emily H.) se insere numa rede social e após uma postagem depreciativa de seu irmão em sua página a menina é alvo de bullying e humilhações constantes na web e também na escola.  Pois é, o que mais me surpreendeu foi a falta de criatividade dos redatores, no meu mundo jamais uma postagem em uma rede social poderia levar aos desenroles que se sucedeu no filme, mas deixo pra vocês conferirem por si mesmo se animarem a ver este filme.

 

Elefante (2003)

 

Filme vencedor da "Palma de Ouro" Elefante nos traz o retrato fiel do cotidiano de uma escola, com seus alunos, professores e principalmente os afazeres e comportamento dos mesmos.

Na história, enquanto a maior parte dos educandos está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia. Inspirado no Massacre de Columbine.

No filme é mostrado as práticas de bullying dissimuladas (vestiário feminino, onde as meninas "cochichavam" que Michelle era estranha, quando ela saiu gritaram "looser"); a bolinha de papel jogada em um aluno do fundo da sala; o revanchismo dos agressores com o grupo dos "atletas imbecis"; a panelinha de Brittany, Jordan e Nicole etc; a omissão da diretoria em ouvir os agressores, que eram vítimas de bullying etc. A escola era um caldeirão de conflitos.

Observe a  narrativa, as cenas vistas várias vezes de ângulos diferentes, as vidas entrelaçadas, o caos do ataque que são colocados de uma forma singular pelo diretor.

Este exemplar é bem curto, cerca de 81 minutos, o desenvolvimento é bem natural e suas cenas prezam pela realidade e o seu aspecto cru, não espere fortes emoções, pois o climax é bem frioe não há um apelo ao drama fácil.


Desligados (2013)

 

Desligados não possui foco somente no bullying, mas nas consequências dos diversos usos da internet. O que este longa tem de especial é seu enredo muito bem amarrado que interliga todos os personagens de um modo surpreendente que se encaixam eu um final muito louco.

A trama possui três direcionamentos, na primeira subtrama acompanhamos o casal Derek (Alexander Skarsgard) e Cindy (Paula Patoon),que mantêm um casamento em falência. A esposa encontra apoio em um chat no qual conhece um estranho a qual confidencializa diversos fatos de sua vida, a questão é que seus dados e suas finanças são roubados por meio de um rpograma de computador espião.

A segunda, mostra a jornalista Nina Dunham (Andrea Riseborough), que entra no mundo dos videochats sexuais para tentar conseguir um furo de reportagem para seu programa de televisão. Na investida, ela conhece Kyle (Max Thieriot), um jovem que ganha dinheiro se mostrando na webcam e divide um apartamento com mais uma dezena de jovens que fazem o mesmo. Os dois acabam se aproximando, o que no final gera uma confusão sem proporções.


Por fim, o filme ainda mostra dois amigos adolescentes que, para infernizar a vida de um colega inibido e quieto (Jonah Bobo) criam um perfil feminino fake e passa a cantar Jonah, já no 'clima" o rapaz envia uma foto comprometedora ao perfil falso e que logo é disponibilizada para toda escola, as consequências são desastrosas e seguem todo o longa.

O enredo é devastador, mostra ás fragilidades humanas, as incompreensões de cada um, o oculto e a angústia, o elenco não possui grandes nomes conhecidos, mas as atuações são emocionantes ao som de um trilha sonora certeira (atente-se para cena em slowmotion perto do fim).


Por fim "Desligados"é um tiro certeiro que mira a sociedade atual, o isolamento, a crueldade fingida de brincadeira, a falta de comunicação e profundidade dos relacionamentos no contexto em que estamos vivendo conectados, mas cada vez mais angustiados e sozinhos. Mais que entretenimento a produção nos deixa anestesiados pela força das escolhas dos personagens que por vezes nos identificamos. Imperdível!!! 



 Depois de Lúcia (2012)

 


Depois de Lúciaé um drama prouzido pelo México e a França e apresenta o bullying como temática complementar ao luto atribuindo-lhes uma relação de auto-punição ao não saber lidar ou conviver com a dor de uma perda. 

Esse filme dirigido pelo mexicano Michel Franco é um tapa na cara da sociedade, é avasalador, cruel,  chocante e cru. A Lúcia do título se refere a mãe da personagem Tessa que morreu a pouco tempo dentro do âmbito narrativo, para recomeçar pai e filha se mudam para a Cidade do México, lá porém, cada um toma a sua dor e ausência como uma renuncia a si mesmo, o pai, vive na solidão e no anti-socialismo extremo e a filha, entregue a sua própria sorte.
 
A questão do assédio na escola começa logo após uma festa onde Tessa se relaciona e é fotografada com um interesse de sua recente "amiga", daí até o final do filme Tessa passa por todo tipo de humilhação, agressão, isolamento que o leitor possa imaginar, diversas situações impensadas ocorrem durante o desenvolvimento da trama caminhando para um desfecho estarrecedor.


Assisti-lo foi uma experiência desconcertante, durante toda a exibição não há trilha sonora, somente a angústia e o caos inerte em que vivem os agredidos, a dor se torna um anestésico, ali, já não se sente mais nada e ao espectador só resta acompanhar o fim trágico e obscuro de toda esta saga onde o luto, a dor e o viver se mesclam apenas no "existir e sobreviver".

Ao fim da última cena o choque te leva àquela sensação de que tudo está perdido. Apenas esperamos que nenhum outro estudante passe por experiências similares às exploradas no longa. Muito recomendo!


Quem assitir a alguma indicação, favor comentar e deixar a sua opinião sobre as histórias contadas nos filmes. Agradeço!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 690

Trending Articles