
As necessidades dos usuário em relação ao compartilhamento online tem mudado em diferentes aspectos e por uma série de motivos –que vão desde mudanças nas políticas dos serviços utilizados até a busca por métodos mais seguros e eficientes- o que deixa muitos com dúvidas na hora de escolher a melhor maneira de trocar arquivos na rede.
Tendo em vista tal situação e o exponencial crescimento da aceitação deste tipo de serviço, o Senhor do Século resolveu esclarecer uma série de questões acerca do compartilhamento via Torrent.
Como funciona?
O método consiste basicamente em envio e recebimento entre um grupo de computadores, ou seja, alguns enviam, outros recebem e mandam de volta para a rede em questão, tudo simultaneamente. Isso ocorre sem a necessidade de um servidor para intermediar a conexão (ao contrário do que acontece nos downloads/uploads comuns), atribuindo a cada usuário funções tanto de servidor(upload) quanto de cliente(download). O resultado é um aumento do controle e maior flexibilidade em suas ações. E as transferências são pausadas, paradas e reiniciadas de acordo com seu gosto, sem qualquer problema.
Basicamente, você precisará apenas de um aplicativo específico (chamado de cliente torrent) e um arquivo que contenha as informações de envio e recebimento dos dados.
Como consigo um cliente torrent?
Há uma infinidade de clientes espalhados pela internet. Basta você escolher, baixar e instalar. Abaixo, serão listados os mais conhecidos.

µTorrent
Entre seus principais recursos estão:
- Streaming: Assista vídeos em segundos com downloads progressivos, sem precisar esperar. Especialmente excelente para visualizar um arquivo antes de fazer o download completo.
- Acesso remoto: Inicie, interrompa e monitore downloads de torrent em atividade. Acesse seu cliente de qualquer navegador da Web ou faça download do aplicativo Android.
- Avaliações e comentários: Aproveita a experiência coletiva da comunidade para assegurar a qualidade e a segurança de torrents baixados.
- Ocultação de recursos: Minimização de partes da interface do µT com um clique.
- Modo portátil: Execute o cliente µTorrent diretamente de um dispositivo USB e leve com você para qualquer lugar.
- Estabilidade etc.: O µTorrent também oferece melhorias técnicas, incluindo o foco na estabilidade, bem como propagação aperfeiçoada pela Web para adicionar velocidade e confiabilidade ao processo de localização da procedência de um arquivo de uma única fonte.
Para baixa-lo clique aqui!

Vuze
- Motor de busca eficiente;
- Alta velocidade de transferência;
- Ampla gama de opções;
- Reprodutor embutido.
Para baixa-lo, clique aqui!

BitLord
Sendo open source, este cliente tem crescido em grandes proporções nos últimos tempos. Entre suas características, vale destacar:
- Busca por torrents embutida
- Veja instantaneamente a opinião de outros usuários
- O BitLord é Open Source (Código aberto)
- RSS (seguir torrents e obter informações atualizadas sobre eles)
Entendendo seus torrentes
Antes, durante e depois, há uma séries de aspectos que devem ser considerados para se obter o máximo de performance nos downloads/uploads.
![]()
Links MagnéticosAntes, durante e depois, há uma séries de aspectos que devem ser considerados para se obter o máximo de performance nos downloads/uploads.

O que considerar:
Seeders: é a quantidade total de pessoas que estão semeando (enviando). A velocidade do download está intimamente ligada a quantidade de seeders. Sendo assim, não seria aconselhado utilizar o torrente acima.
Leechers: trata-se do número de pessoas que estão recebendo o arquivo a partir dos seeders. Os leechers ainda não possuem o arquivo completo, mas também estão enviando as partes que já foram baixadas.
São links abertos diretamente com seu cliente torrent, sem a necessidade de baixar o arquivo de formato “*.torrent”, ou seja, ao clicar no link, a janela do cliente abrirá automaticamente e o download será iniciado.
Ao clicar no link do arquivo, será iniciado o download do arquivo que contém as informações do dados que você deseja baixar. Ao término, basta clicar duas vezes sobre o arquivo para que a janela do seu cliente torrent seja aberta.
Como visto, downloads a partir da rede p2p (peer-to-peer) é um recurso tão simples quanto poderoso e deve ser aproveitado por você para transferir, de maneira eficiente, todos os tipos de arquivo. Agora é a sua vez: experimente e conte-nos o que achou do compartilhamento de arquivos via torrent.
